sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projeto: Conservação do Patrimônio finalizado


CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔMIO PÚBLICO ESCOLAR 










“Ajude a cuidar do que é nosso!” 



 - Público alvo: Gestores, professores, funcionários, pais e alunos das unidades escolares da circunscrição da Diretoria de Ensino de Itararé.

Responsáveis pela execução do Projeto: 
Lucélia de Fátima Vicente
Cláudia de Lima
Protagonistas: alunos

JUSTIFICATIVA 

                      As escolas públicas convivem com o problema da depredação do seu Patrimônio durante anos (interno e externo), sendo, por vezes, os próprios alunos responsáveis por atos de vandalismo ou degradação. Portanto, faz-se necessária a conscientização de que o patrimônio público é construído e mantido pelos impostos pagos por todos os cidadãos, estabelecendo relação entre a escola e sua história pessoal, com isso os alunos passarão a contribuir para sua conservação, desenvolvendo laços afetivos com o ambiente escolar. 

                   A ideia de desenvolver ações que viessem minimizar a depredação ou mesmo a degradação do nosso patrimônio público partiu de uma necessidade percebida no dia a dia no ambiente escolar.

                  No entanto, faz-se necessário e obrigatório conservar aquilo que é nosso, conforme está previsto na Constituição Federal, nos termos do parágrafo 1º, do  art. 216, na seguinte conformidade:
O poder público com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância,  tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação”.

Sendo importante criar a cultura da conservação, da preservação, da revitalização. O patrimônio público, portanto, a todos pertence, e para toda sociedade; bem como aos entes da Administração Pública e ao Ministério Público. Dessa forma, deve ser preservado, protegido e defendido, na medida em que só assim haverá condições culturais, materiais para que se construa uma sociedade livre, justa e solidária, para que se garanta o desenvolvimento nacional e para que seja promovido o bem de todos, como manda a Constituição da República.
 

OBJETIVOS 

GERAL

            Conscientizar a comunidade da necessidade e importância da conservação, preservação e revitalização do patrimônio público escolar como um aspecto da cidadania. 
 

ESPECÍFICOS:

- Conscientizar que o patrimônio público é um bem que pertence a todos;
- Manter a limpeza nas salas de aula;
- Conservar cadeiras, carteiras e ventiladores em condições de uso na sala de aula;
- Usar corretamente os banheiros, evitando problemas de vazamentos e entupimentos.
- Usar e conservar em bom estado todos os equipamentos das dependências da escola, como da Biblioteca e vasilhames do lanche;
- Evitar qualquer dano ao prédio e muros da escola;
- Manter em estado de conservação o pátio coberto.
 

METODOLOGIA 

- Estabelecer metas e ações a serem desenvolvidas;
- Buscar parcerias com a comunidade escolar e local, montar subprojetos;
- Selecionar vídeos e fotos da história da Unidade Escolar;
- Realizar apresentações;
- Promover palestras e reuniões que evidenciem os problemas vivenciados para buscar soluções ágeis e de efeitos imediatos;
- Estabelecer vínculos de afinidade entre os alunos e o patrimônio escolar como um bem que pertence a todos e necessário para a continuidade do processo educacional;

- Estimular a participação e atuação discente com auxílio da comunidade escolar na execução das ações propostas; 
- Uso das TIC(s) pelos alunos: registrando o evento com fotos, vídeos, links, hipertextos,  pesquisa na Wikipédia – Sala de Informática e/ou Programa Acessa Escola ou particular, textos, relatórios, comentários no blog da escola e da Diretoria de Ensino. 




PLANO DE AÇÃO


Ação: Elaboração do Projeto Conservação do Patrimônio Escolar
Responsáveis:
Lucélia de Fátima Vicente
Cláudia de Lima


Recursos: Projetor multimídia e computador; Internet; TV e DVD; Textos impressos, Blog da Diretoria de Ensino e das Unidades Escolares.


Ação: Reunião com a Comunidade Escolar

Mostrar todas as dependências da escola para os pais.
Palestra Conservação do Patrimônio Público – Manutenção da Limpeza Escolar
Limpeza das salas de aula

Lugar: Pátio Coberto


AÇÕES PREVISTAS

Elaboração do projeto: “Conservação do Patrimônio Público Escolar”.
Reunião com os alunos - Mutirão da Limpeza; utilização dos recursos tecnológicos.
Reunião com pais - Mostrar todas as dependências da escola para os pais, alunos e a comunidade.
Limpeza das salas de aula – confecção de cartazes sobre a importância da manutenção da limpeza no prédio escolar (salas de aula, pátio e banheiros)
Produção textual/Paródia – relatórios; comentários, pesquisa na Wikipédia sobre a conservação do patrimônio público (participação dos professores da área de linguagens códigos e suas tecnologias), apresentação das atividades na escola; em portfólio e no meio eletrônico Blog – diário eletrônico.

Palestra “Conservação do Patrimônio Público” 

OBS: A produção final é criação de paródias feitas pelos alunos para serem apresentadas em um Show cultural, bem como postar fotos, relatórios, comentários, textos e imagens no Blog das Unidades Escolares e no Blog da Diretoria de Ensino – Região de Itararé para divulgação do evento.
Como comentado pelo escritor Mário Prata no início desta década, com avanço das tecnologias da informação, nunca se leu e escreveu tanto como hoje, apesar da linguagem escrita nas redes sociais, e-mail(s) (internetês), mensagens nos celulares etc.

RECURSOS UTILIZADOS
Material Permanente e de Consumo;
Tecnológicos: Projetor multimídia, vídeo, aparelho de TV, câmera fotográfica digital e/ou aparelho celular, computador, Internet.
Papelaria: cópias reprográficas de materiais; papel sulfite, cartolina, caneta esferográfica, pincel atômico.


AVALIAÇÃO 


                       Espera-se que o projeto, suas ações e atividades possam conscientizar os alunos sobre a importância da conservação e preservação do patrimônio público escolar, fazendo com que percebam a necessidade de cuidar do que é nosso por direito e de todos por dever, por isso almeja-se que cuidem de cada departamento de forma coletiva e responsável para que as gerações futuras também possam usufruir deste patrimônio.                        
Os alunos serão avaliados mediante a participação nas ações previstas para eles: mutirão da limpeza (escola com serviços não terceirizados de limpeza; onde há o serviço o projeto destinar-se-á na conscientização sobre a necessidade da manutenção da limpeza), limpeza e organização das salas de aula, através de uma produção escrita: paródia, em parceria com os professores de Língua Portuguesa.
Outro aspecto importante a destacar: a avaliação das atividades atinentes ao uso dos recursos tecnológicos utilizados pelos alunos, com auxílio da comunidade escolar, descritos neste projeto como: postagens nos blogs contendo linguagem textual (textos escritos: gênero paródia, relatórios e comentários; bem como pesquisa na Wikipédia – enciclopédia virtual de autoria livre), imagens, links, hipertextos (inserindo vídeo contextualizado contendo música do YouTube), fotos,  comentários sobre o evento etc; haja vista que os alunos devem protagonizar a execução do projeto nas respectivas unidades escolares. Usar também o blog para sugestões, sendo importante a participação da maioria dos alunos.

EXECUÇÃO PRESVISTA: À médio prazo – dependendo de aprovações e outras especificidades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Disponível em: www.receita.fazenda.gov.br

 
 

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