domingo, 2 de setembro de 2012

Curriculo


A formação de professores em novas tecnologias permite que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, como as tecnologias podem ser útil a ele. O uso efetivo da tecnologia por parte dos alunos passa primeiro por uma assimilação da tecnologia pelos professores. Se quem introduz os computadores nas escolas, o fazem sem atenção aos professores, o uso que os alunos fazem deles é de pouca qualidade e utilidade. Além disso, o fato de só colocar computadores em uma escola raras vezes traz impacto significativo. Para atingir efeitos positivos, é fundamental considerar uma capacitação intensiva inicial e um apoio contínuo, começando com os professores, quem a sua vez, poderão capacitar a seus alunos. É necessário planejar a integração da tecnologia na cultura da escola, fenômeno de avaliação gradual, que requer apoio externo.
Espera-se do professor no século XXI que ele seja aquele que ajude a tecer a trama do desenvolvimento individual e coletivo e que saiba manejar os instrumentos que a cultura irá indicar como representativos dos modos de viver e de pensar civilizados, específicos dos novos tempos. Para isso, ainda são necessárias muitas pesquisas em novas tecnologias da informação, modelos cognitivos, interações entre pares, aprendizagem cooperativa, adequados ao modelo baseado em tecnologia, que oriente a formação de professores no seu desenvolvimento e ofereça alguns parâmetros para a tarefa docente nesta perspectiva.

Currículo: é a expressão de tudo o que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto parqa uma situação de aprendizagem e ensino. As atividades ditas extraclasse não são extracurriculares, quando se deseja articular cultura e conhecimento. Sendo assim, todas as atividades da escola são curriculares, ou não seriam justificáveis no contexto escolar. O currículo deve estar conectado à vida.
O conhecimento torna-se um prazer que pode ser aprendido, ao se aprender a aprender. O currículo é a referência para ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos que a humanidade acumulou ao longo do tempo.
Por seu turno, a educação tecnológica básica é uma das diretrizaes da LDB, pois nossa sociedade é um produto da revolução tecnológica.
Proposta Pedagógica do Estado de São Paulo.
  

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